Instituto do Ceará

Sócios Efetivos

Sócios Efetivos

Num total de 40 membros, os sócios efetivos são eleitos pela maioria absoluta dos demais, em caráter de vitaliciedade, mediante o preenchimento de vários requisitos, passando a fazer parte do quadro principal de membros do Instituto (Estatuto. Arts. 8º, 9º e 16)

CARLOS MAURO CABRAL BENEVIDES

Categorias: Sócios efetivos

Carlos Mauro Cabral Benevides nasceu em Fortaleza-CE, no dia 21 de março de 1930.

Filho de Carlos Eduardo Benevides e de Antônia Cabral Benevides.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 23.08.1985.

Licenciado em Letras pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, em 1950. Bacharel pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1952. É advogado, administrador e jornalista, tendo colaborado com o “Jornal da Manhã”, “O Nordeste” e “A Fortaleza”. Atualmente, escreve para “O Diário do Nordeste” e “O Estado”.

Notabilizou-se no campo da política como vereador à Câmara Municipal de Fortaleza, 1955/1959; deputado estadual em quatro legislaturas, 1950/1974; senador da República em duas legislaturas, 1975/1983 e 1987/19995; e deputado federal. Foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e do Senado Federal, ocasião em que esteve, respectivamente, doze vezes como governador interino do Estado e presidente interino da República. Entre suas atividades políticas assumiu as Secretarias do Interior e Justiça e da Fazenda e Educação do Ceará, e inúmeras comissões na Câmara de Deputados e Senado Federal.

Na área financeira foi diretor do Banco do Estado de São Paulo-BANESPA, presidente do Banco do Nordeste-BNB, membro do Conselho Monetário Nacional, do Conselho Deliberativo da SUDENE e do Conselho de Administração do DNOCS. Escritor, com variadas publicações de conteúdo humanístico, “traçou perfis de personalidades ilustres que se distinguiram nas letras, na política, na educação, na magistratura e no clero. Seus estudos foram apresentados na tribuna do Senado onde o representante do povo cearense esperava assegurar maior ressonância e o testemunho da admiração e do respeito da opinião pública nacional” (Murilo Martins).

Recebeu inúmeras honrarias, entre elas: Doutor Honoris Causa da UFC; Ordem do Mérito: do Congresso Nacional, do Mérito Naval, de Rio Branco, do Mérito Aeronáutico, Andrés Reyer, do Peru e as Medalhas: do Sesquicentenário do Senado Federal, do Parlamento da Alemanha Oriental, da Assembleia Nacional Portuguesa, do Parlamento (Knesset) de Israel, do Papado Paulo VI, do Pacificador e outras; Troféu Sereia de Ouro, em 1985. Em novembro de 2019, por iniciativa do Governo cearense, foi distinguido com a Medalha da Abolição – a maior láurea do Estado do Ceará –, no mesmo ano, tendo sido agraciado com a Medalha Iracema, pela Prefeitura de Fortaleza.

É membro da Academia Cearense de Letras, da Academia Cearense de Retórica e acadêmico emérito da Academia Brasileira de Previdência e Assistência Social e, mais recentemente, da Academia Cearense de Administração.

Obras publicadas: Aspectos da problemática nordestina (1968); Autonomia das capitais (1975); As muitas lutas da vida de Juarez Távora (1975); O sesquicentenário do Senado Federal (1976); Algumas sugestões para o combate às secas (1978); O senador Pompeu (1977); Delmiro Gouveia e o desenvolvimento nordestino (1978); O sesquicentenário de nascimento de José de Alencar (1978); O significado da mensagem do Papa aos brasileiros(1980); O centenário de nascimento de Hermenegildo Firmeza (1981); Menezes Pimentel – O educador, o político e o homem público (1987); Virgílio Távora, político e estadista (1988); A transposição das águas do São Francisco (1994); e a série “Temas nacionais e problemas cearenses”.

Fonte: AZEVEDO, Sânzio de. Antologia da Academia Cearense de Letras. Fortaleza: Academia Cearense de Letras, 1994.

CARLOS MAURO CABRAL BENEVIDES

CID SABÓIA DE CARVALHO

Categorias: Sócios efetivos

Cid Sabóia de Carvalho nasceu em Fortaleza-CE, no dia 25 de agosto de 1935.

Filho de Jáder Moreira de Carvalho e de Margarida Sabóia de Carvalho.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 24.04.2013.

Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em 1966, foi professor da mesma univerisade, bem como das Faculdades de Ciências Econômicas e de Filosofia da UFC.

Advogado militante, exerceu o cargo de procurador junto ao Conselho de Contas do Município. Foi senador da República.

Jornalista e radialista desde a juventude, tendo colaborado com vários jornais, rádios e televisão da cidade.

Poeta, cujos poemas abordam predominantemente temas sociais.

Possui trabalhos publicados em revistas de Direito e Comunicação e vários volumes de discursos parlamentares.

Membro da Academia Cearense de Letras, da Academia Cearense de Retórica, da Academia Cearense da Língua Portuguesa, da Associação Brasileira de Bibliófilos e da Academia Fortalezense de Letras, de onde foi o primeiro presidente.

Obras principais: Gritos e murmúrios (1956); Pássaro de fogo (1971); Alma de cigarra (1986); Opus 78 (1978); Plenilúnio (1988).

Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos.

CID SABÓIA DE CARVALHO