Instituto do Ceará

Sócios Efetivos

Sócios Efetivos

Num total de 40 membros, os sócios efetivos são eleitos pela maioria absoluta dos demais, em caráter de vitaliciedade, mediante o preenchimento de vários requisitos, passando a fazer parte do quadro principal de membros do Instituto (Estatuto. Arts. 8º, 9º e 16)

Eduardo de Castro Bezerra Neto

Categorias: Sócios efetivos

Eduardo de Castro Bezerra Neto nasceu em Fortaleza-CE, no dia 16 de dezembro de 1934.

Filho de José Moacyr Bezerra e de Eunice Figueiredo Bezerra.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 22.05.1980.

Graduado em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro, e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará. Fez mestrado em Agricultural Economics pela University of Arizona e aperfeiçoamento em Globalizing Brasilian Corporation 21st Century pelo International Institute for Management Development, e em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Superintendente do CIN-CE da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, exercendo o cargo de

diretor-superintendente do Trade Point.

Foi presidente da Câmara Brasil-Portugal, da qual é sócio honorário.

No magistério superior, lecionou na Escola de Administração da Universidade Estadual do Ceará e na Escola do Serviço Social, agregada à Universidade Federal do Ceará. Membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Ceará; vice-presidente da Cruz Vermelha Brasileira, filial do Ceará; e membro do Conselho Diretor da Universidade Estadual do Ceará.

A “Sala das Nações” do Centro Internacional de Negócios – CIN, da FIEC, tem o seu nome.

Obras publicadas:Impactos sociais e econômicos de variações climáticas e respostas governamentais no Brasil (1991); Câmaras daquém e dalém mar (1997); A transformação recente do perfil econômico do Ceará – Competitividade internacional e desenvolvimento das regiões (1998); Inferno e céu – Desafio à inteligência (2010) e em coautoria: Os Bezerras de Menezes do Riacho do Sangue (Eduardo Castro Bezerra Neto), da Zona Norte (Vinicius de Barros Leal) e do Cariri (Raimundo Teles Pinheiro) (1982).

Eduardo de Castro Bezerra Neto

EDUARDO DIATAHY BEZERRA DE MENEZES

Categorias: Sócios efetivos

Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes nasceu em Fortaleza-CE, no dia 28 de abril de 1935.

Filho de José Bezerra de Menezes e de Rosa de Oliveira.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 20.02.1995.

Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras Neolatinas (UFC, 1956-1960); Especialização em Língua e Literatura Francesa e em Epistemologia Genética com o Prof. Jean PIAGET (ambas na Sorbonne, 1959-1960); Especialização em Pesquisa Educacional (UNESCO – USP, 1962); Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia (UFC, 1961-1965); Doutorado em Sociologia do Conhecimento (Université François Rabelais – Tours, França, 1974-1976); Pós-Doutorado em História Antropológica com o Prof. Jacques LE GOFF (École des Hautes Études em Sciences Sociales) e com o Prof. Jean DELUMEAU (Collège de France) anos 1989-1990. Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará e Titular do Doutorado em Sociologia, do Mestrado em História Social e do Mestrado em Letras (UFC); e do Mestrado em Filosofia da UECE (Universidade Estadual do Ceará).

Membro efetivo da Academia Cearense de Letras; da Associação Brasileira de Antropologia (ABA); Association Internationale des Sociologues de Langue Française (AISLF); Associação Nacional Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS); e da Academia Cearense de Ciências; e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; eleito sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

 Recebeu o Primeiro Prêmio da Aliança Francesa do Brasil; Medalha do Mérito do CNPq; Prêmio Osmundo Pontes—Academia Cearense de Letras, gênero ENSAIO; Professor Emérito (UFC); Medalha do Mérito Científico da UECE.

Gêneros literários que opera: Ensaios, Pesquisa Social e Histórico-Antropológica, Filosofia da Ciência, Livros e Artigos, Poesia, Crítica; e colaboração na imprensa local e nacional.

Obras publicadas: Une Épistémologie des Sciences de l’Homme: aspects de la contribution de Jean Piaget, Tours (FR): Université François Rabelais, 1976 [edição restrita da Tese de Doutorado]; Contrapontos – Ensaios de Crítica(1998); O Enigma do Jano Caboclo – Para uma leitura antropo-semiológica da Literatura Popular em Verso(2000) [ganhou Prêmio da Academia Cearense de Letras]; Gustavo Barroso. Col. Outras Histórias (2006); A Dialética do Rifle e do Rosário: apontamentos para uma releitura do cangaço nordestinoIn Severino Vicente da SILVA (org.): A Igreja e a Questão Agrária no Nordeste – subsídios históricos (1986); Coeditor, com André BRUN, de: La Plage aux Requins (1991); Um Itinerário da Formação do Homem Brasileiro, do Descobrimento à Época Contemporâneain Luiz Carlos Uchoa JUNQUEIRA Fº (org.): Perturbador Mundo Novo –História, Psicanálise e Sociedade Contemporânea (1994); Org. de: Canudos: As Falas e os Olhares (1995); Einführende Bemerkingen zur Volksreligion in Canudos, in FELDMANN, H. et Al.: Die sozioreligiöse Bewegung von Canudos (1893-1897). Teil I: Geschichte, Gesellschaft und Religion. Frankfurt: IKO – Verlag, 1997, pp. 82-92; A Sociologia de Jean Piaget: uma resposta a questões “irritantes”?, in Luci BANKS-LEITE (org.): Percursos Piagetianos (1997); Capistrano de Abreu e a Decifração do Brasil, Pulsional – Revista de Psicanálise, São Paulo, Ano X – N.º 100, Agosto de 1997, pp. 44-59; Coautor de A Produção Literária do Ceará. Fortaleza: Academia Cearense de Letras, 2001. [Capítulo: A Contribuição de Capistrano de Abreu à Historiografia Nacional, pp. 161-205]; Jürgen Habermas: «Hermenêutica e epistemologia das Ciências Humanas», in Barbara FREITAG (org.): Jürgen Habermas: 70 Anos, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999, pp. 89-108; O Imaginário Poético da Água e da Seca, in Beatriz ALCÂNTARA e Lourdes SARMENTO (org.): Águas dos Trópicos (2000); Os Historiadores do Ceará, in CHAVES, Gilmar (org.): Ceará de Corpo e Alma (2002); A Violência da Cidade no Discurso Radiofônicoin BARROS LEAL, César e PIEDADE Jr., Heitor (coords.): A Violência Multifacetada (2003).

Colaboração em periódicos: Revista de Ciências Sociais (UFC); Revista de Letras (UFC); Revista da Academia Cearense de LetrasRevista do Instituto (Histórico) do CearáRevista USPCiência e Cultura (SBPC); Ciência Hoje(SBPC – Rio); Horizontes Antropológicos (UFRGS); Revista da Biblioteca Mário de Andrade (SP); SOCIÉTÉS – Revue des Sciences Humaines et Sociales (Paris); Cahiers du Brésil Contemporain (Maison des Sciences de l’Homme, Paris); Revista de Antropologia (USP); PULSIONAL – Revista de Psicanálise (SP); Revista de História (USP); ESPIRAL – Revista de LiteraturaHUMANIDADES (Revista da Universidade de Brasília); TRAJETOS Revista de História da UFC; Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Revista de Cultura VOZES; Tensões Mundiais – World Tensions, Observatório das Nacionalidades; etc. Membro do Conselho Editorial dos seguintes periódicos: Revista de Ciências Sociais (UFC – de que sou fundador e editor), desde 1970; Religião e Sociedade (ISER, Rio), desde 1980; DADOS – Revista de Ciências Sociais (IUPERJ, Rio), desde 1980; Comunicação & Política, Rio de Janeiro, Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, desde 1983; Horizontes Antropológicos (UFRS, Porto Alegre), desde 1995; Outros Olhares (Centro de Memória – UNICAMP, São Paulo), desde 1997; Antropolítica – Revista Contemporânea de Antropologia e Ciência Política (UFF, Niterói, RJ), desde 1996; Revista do Instituto do Ceará (Histórico, Antropológico e Geográfico); Humanidades e Ciências Sociais, Revista da UECE, desde 1997; TRAJETOS – Revista de História da UFC, desde 2002.

 

EDUARDO DIATAHY BEZERRA DE MENEZES

Eustógio Wanderley Correia Dantas

Categorias: Sócios efetivos

Eustógio Wanderley Correia Dantas nasceu em Fortaleza-CE, no dia 3 de janeiro de 1964.

Filho de Luiz César Dantas e de Francisca Correia Dantas.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 17.10.2013.

Pesquisador, professor, escritor e geógrafo, graduado em Geografia pela UECE, dedicou-se à atividade acadêmica, tendo lecionado em Vitória da Conquista e, durante o mestrado na USP, em universidades particulares de São Paulo e, finalmente, na UFC, mediante concurso público. Em 2000, obtém o grau de doutor em Geographie et Amenagement na Université Paris-Sorbonne com a tese Fortaleza et le Ceará. Essai de Géopolitique d’un pays de colonisation tardive: de la colonisation à la mutation turistique contemporaine.

Participou do projeto da revista de Geografia da UFC, cujo primeiro número foi lançado em 2002.

Em 2003, encabeçou a proposta de criação do mestrado em Geografia, encaminhado à CAPES, que teve início em 2004.

Orientou inúmeras dissertações de mestrado, nas pós-graduações de geografia da UFC e PRODEMA. Coordenou e orientou pesquisas no Laboratório de Planejamento Urbano e Regional, participando do projeto de extensão Trilhas Urbanas, além de coordenar o projeto de pesquisa do CNPq “Urbanização Litorânea Metropolitana: práticas marítimas modernas e delineamento das Regiões Metropolitanas de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador (2011-2014)”.

Entre 2009 e 2011, participou do projeto Euro-broadmap. Visions of Europe in the world ou Visões da Europa no Mundo. Participou da Elaboração de subsídios técnicos e documentos base para definição da Política Nacional de Ordenação do Território (PNOT), encomendado pela Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

Obras publicadas: Mar à vista: estudo da maritimidade em Fortaleza (2002); Imaginário social nordestino e políticas do desenvolvimento do turismo no Nordeste brasileiro (2007); Les mutations du Nordeste du Brésil (2008); Maritimidade nos trópicos: por uma Geografia do litoral (2009). Na atividade de editor, organizou juntamente com outros colegas a publicação do livro A cidade e o urbano (1997). Contribuiu com diversos artigos em revistas especializadas e, na Revista do Instituto do Ceará, com o artigo Rede urbana colonial cearense: uma crítica à noção de rede dendrítica.

Fonte: COSTA, Clélia Lustosa. Revista do Instituto do Ceará. 2013. p. 341-348. Discurso de saudação ao sócio efetivo Eustógio Wanderley Correia Dantas. DANTAS, Eustógio Wanderley Correia. Revista do Instituto do Ceará. 2013. p. 349-360. A descoberta do Instituto do Ceará.

Eustógio Wanderley Correia Dantas