Instituto do Ceará

Sócios Efetivos

Sócios Efetivos

Num total de 40 membros, os sócios efetivos são eleitos pela maioria absoluta dos demais, em caráter de vitaliciedade, mediante o preenchimento de vários requisitos, passando a fazer parte do quadro principal de membros do Instituto (Estatuto. Arts. 8º, 9º e 16)

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Categorias: Sócios efetivos

Marcelo Gurgel Carlos da Silva nasceu em Fortaleza-CE, no dia 13 de março de 1953.

Filho de Luiz Carlos da Silva e de Elda Gurgel e Silva.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 23.01.2014.

Graduado em Medicina e em Ciências Econômicas pela UFC, com Especialização, Mestrado e Doutorado em Saúde Pública na Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Economia da Saúde na Universidade de Barcelona – Espanha.

É professor titular da UECE e da Escola Cearense de Oncologia do Instituto do Câncer do Ceará e médico aposentado do SESA.

Membro da Academia Cearense de Letras, da Academia Cearense de Medicina, da Academia Cearense de Médicos Escritores e da Academia Brasileira de Médicos Escritores. Sócio da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES – Ceará e da Sociedade Médica São Lucas.

Autor de mais de 100 livros nos gêneros: biografia, conto, crônica, discurso, memória, romance e teatro.

Algumas obras publicadas: Fortaleza de encantos e (des) encantos (2012); Saúde pública – auto-avaliação e revisão (1992); Centenário de nascimento de Luiz Carlos da Silva – Organização e Redação em parceria com Paulo Gurgel Carlos da Silva (2018); Haroldo Juaçaba – tempo, espaço, ação – em coautoria com Elsie Studart Gurgel de Oliveira (2011); Cum Laude aos homens e aos feitos (2019); Escritos em tempos da Covid-19 (2021).

Fonte: DIÓGENES, Osmar Maia. Revista do Instituto do Ceará. 2014. p. 357-362. Discurso de recepção aos novos consócios do Instituto do Ceará Marcelo Gurgel Carlos da Silva e José Reginaldo Lima Verde Leal. SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. Revista do Instituto do Ceará. 2014. p. 363-378. Discurso de Posse.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Maria Clélia Lustosa Costa

Categorias: Sócios efetivos

Maria Clélia Lustosa Costa nasceu em Sobral-CE, no dia 5 de setembro de 1953.

Filha de Francisco Ferreira Costa e de Maria Dolores Lustosa Costa

Sócia efetiva do Instituto do Ceará, tomou posse em 03.04.2018.

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1979), com mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP (1988) e doutorado pela Universidade de Sorbonne – França.

É professora do Departamento de Geografia da UFC (1980), representante do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural – COMPHIC (2008).

Pesquisadora nas áreas de Geografia Histórica, Regional, Urbana e de Saúde, com publicações sobre urbanização, segregação socioespacial, problemática ambiental e vulnerabilidade socioambiental.

Obras publicadas: Fortaleza: transformações na ordem urbana (2015); Fortaleza: os impactos da Copa do Mundo 2014 (2015); O discurso higienista e a ordem urbana (2014); De cidade a metrópole (trans) formações urbanas em Fortaleza (2009); Vulnerabilidade socioambiental na Região Metropolitana de Fortaleza (2009), em coautoria com E. W. C. Dantas e inúmeros artigos em periódicos e livros.

Fonte: GIRÃO, Valdelice Carneiro. Revista do Instituto do Ceará. 2008. p. 255-258. Saudando a professora Maria Clélia Lustosa Costa como sócia efetiva do Instituto do Ceará. COSTA, Maria Clélia Lustosa. Revista do Instituto do Ceará. 2008. p. 259-265. Discurso de posse de Maria Clélia Lustosa Costa como sócia efetiva do Instituto do Ceará.

Maria Clélia Lustosa Costa

Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)

Categorias: Sócios efetivos

Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) nasceu em Fortaleza-CE, no dia 15 de maio de 1934.

Filho de Otacílio Ferreira de Azevedo e de Tereza Almeida de Azevedo.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 21 de outubro de 1991.

Jornalista, historiador, desenhista e pesquisador da música popular brasileira.

Tem um dos melhores e mais completos arquivos sobre a cidade de Fortaleza.

Foi desenhista técnico do DNOCS, transferido para a Rádio Universitária FM da Universidade Federal do Ceará, e colaborador dos jornais “Tribuna do Ceará”, “Correio do Ceará” e “O Povo”.

Fundou o Museu Fonográfico, para preservação da memória artística do Ceará e tem um dos melhores e mais completos arquivos sobre a cidade de Fortaleza e de outros municípios do Ceará. O arquivo Nirez é formado por rico acervo bibliográfico, arquivístico e museológico, reunindo livros, revistas, fotos, rótulos, slides, equipamentos antigos, discos (inclusive de cera e de vinil), etc.

Por seu trabalho, recebeu inúmeras homenagens e reconhecimentos, dentre os quais: a Medalha do Mérito Cultural da Fundação Joaquim Nabuco (Recife – PE), em 1982; o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1994, e o Troféu Sereia de Ouro, do Grupo Edson Queiroz, em 1994.

É membro efetivo da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo; Diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará.

Obras publicadas: Discografia Brasileira nº 1; Fortaleza de Ontem e de Hoje (1991); Cronologia Ilustrada de Fortaleza (2001) e O Balanceio de Lauro Maia (2004).

Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)