CAIO LÓSSIO BOTELHO

Categorias: Galeria de Sócios Efetivos

Caio Lóssio Botelho na cidade de Juazeiro do Norte-CE, no dia 19 de abril de 1933.

Filho de Jacinto Botelho de Sousa e de Aurenívea Lóssio Botelho.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 04.04.1984.

Bacharelou-se e licenciou-se em Geografia e História pela Faculdade Filosofia da Universidade Federal do Ceará. Engenheiro-Geógrafo pela Organização dos Estados Americanos – OEA. Bacharel em Administração pela Escola de Administração da UFC. Doutor em Planejamento e Geografia Integral pela OEA. Livre-docente de Geografia Econômica pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados da UFC.

Possui diversos cursos: Técnico em Planejamento Regional e Fotointerpretação pelo Centro Pan-Americano de Recursos Naturais (OEA); Métodos Quantitativos em Geografia – Análise Fatorial, pelo IBGE; Iniciação à Geografia Urbana pela Faculdade de Filosofia da UFC; dentre outros.

Foi renomado professor de Geografia em diversas instituições: Faculdade de Ciências Econômicas e de Administração Pública, do Centro Universitário de Brasília; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Distrito Federal; Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Ceará; Universidade Federal do Ceará.

Foi membro da National Geographic Society; da União Brasileira de Ciências Antropológicas e Etnográficas; da Academia Cearense de Ciências; da Sociedade Cearense de Geografia e História; da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e da Academia Fortalezense de Letras.

Faleceu em Fortaleza, no dia 18 de dezembro de 2018.

Obras principais: Geoclimorfologia no tempo e no espaço(1959); Geografia dinâmica do Ceará – Evolução da infraestrutura civilizatória brasileira à luz de sua Filosofia geográfica(1965); A Geografia e a Geopolítica na organização do espaço brasileiro(1973); A Geografia econômica na organização do espaço regional(1978)

Fonte:  AZEVEDO, Rubens. Os 40 da Casa do Barão.