Eduardo de Castro Bezerra Neto

Categorias: Galeria de Sócios Efetivos

Eduardo de Castro Bezerra Neto nasceu em Fortaleza-CE, no dia 16 de dezembro de 1934.

Filho de José Moacyr Bezerra e de Eunice Figueiredo Bezerra.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 22.05.1980.

Graduado em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro, e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará. Fez mestrado em Agricultural Economics pela University of Arizona e aperfeiçoamento em Globalizing Brasilian Corporation 21st Century pelo International Institute for Management Development, e em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Superintendente do CIN-CE da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, exercendo o cargo de

diretor-superintendente do Trade Point.

Foi presidente da Câmara Brasil-Portugal, da qual é sócio honorário.

No magistério superior, lecionou na Escola de Administração da Universidade Estadual do Ceará e na Escola do Serviço Social, agregada à Universidade Federal do Ceará. Membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Ceará; vice-presidente da Cruz Vermelha Brasileira, filial do Ceará; e membro do Conselho Diretor da Universidade Estadual do Ceará.

A “Sala das Nações” do Centro Internacional de Negócios – CIN, da FIEC, tem o seu nome.

Obras publicadas:Impactos sociais e econômicos de variações climáticas e respostas governamentais no Brasil (1991); Câmaras daquém e dalém mar (1997); A transformação recente do perfil econômico do Ceará – Competitividade internacional e desenvolvimento das regiões (1998); Inferno e céu – Desafio à inteligência (2010) e em coautoria: Os Bezerras de Menezes do Riacho do Sangue (Eduardo Castro Bezerra Neto), da Zona Norte (Vinicius de Barros Leal) e do Cariri (Raimundo Teles Pinheiro) (1982).