Eustógio Wanderley Correia Dantas

Categorias: Sócios efetivos

Eustógio Wanderley Correia Dantas nasceu em Fortaleza-CE, no dia 3 de janeiro de 1964.

Filho de Luiz César Dantas e de Francisca Correia Dantas.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 17.10.2013.

Pesquisador, professor, escritor e geógrafo, graduado em Geografia pela UECE, dedicou-se à atividade acadêmica, tendo lecionado em Vitória da Conquista e, durante o mestrado na USP, em universidades particulares de São Paulo e, finalmente, na UFC, mediante concurso público. Em 2000, obtém o grau de doutor em Geographie et Amenagement na Université Paris-Sorbonne com a tese Fortaleza et le Ceará. Essai de Géopolitique d’un pays de colonisation tardive: de la colonisation à la mutation turistique contemporaine.

Participou do projeto da revista de Geografia da UFC, cujo primeiro número foi lançado em 2002.

Em 2003, encabeçou a proposta de criação do mestrado em Geografia, encaminhado à CAPES, que teve início em 2004.

Orientou inúmeras dissertações de mestrado, nas pós-graduações de geografia da UFC e PRODEMA. Coordenou e orientou pesquisas no Laboratório de Planejamento Urbano e Regional, participando do projeto de extensão Trilhas Urbanas, além de coordenar o projeto de pesquisa do CNPq “Urbanização Litorânea Metropolitana: práticas marítimas modernas e delineamento das Regiões Metropolitanas de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador (2011-2014)”.

Entre 2009 e 2011, participou do projeto Euro-broadmap. Visions of Europe in the world ou Visões da Europa no Mundo. Participou da Elaboração de subsídios técnicos e documentos base para definição da Política Nacional de Ordenação do Território (PNOT), encomendado pela Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

Obras publicadas: Mar à vista: estudo da maritimidade em Fortaleza (2002); Imaginário social nordestino e políticas do desenvolvimento do turismo no Nordeste brasileiro (2007); Les mutations du Nordeste du Brésil (2008); Maritimidade nos trópicos: por uma Geografia do litoral (2009). Na atividade de editor, organizou juntamente com outros colegas a publicação do livro A cidade e o urbano (1997). Contribuiu com diversos artigos em revistas especializadas e, na Revista do Instituto do Ceará, com o artigo Rede urbana colonial cearense: uma crítica à noção de rede dendrítica.

Fonte: COSTA, Clélia Lustosa. Revista do Instituto do Ceará. 2013. p. 341-348. Discurso de saudação ao sócio efetivo Eustógio Wanderley Correia Dantas. DANTAS, Eustógio Wanderley Correia. Revista do Instituto do Ceará. 2013. p. 349-360. A descoberta do Instituto do Ceará.