Francisco Fernando Saraiva Câmara

Categorias: Galeria de Sócios Efetivos

Francisco Fernando Saraiva Câmara nasceu em Quixeramobim-CE, no dia 24 de agosto de 1930 e faleceu em Fortaleza no dia 31 de agosto de 2024.

Filho de Miguel Fenelon Câmara e de Thereza Heloisa Saraiva Câmara.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 17.10.1975.

Professor, historiador e genealogista.

Fez os estudos preparatórios em Quixeramobim, e o ginasial, em Baturité-CE. Quando aluno do Colégio Salesiano Domingos Sávio, ainda no ginásio, escreveu para o jornal católico “A Verdade”, de Baturité.

Relata Rubens de Azevedo que Câmara “foi o idealizador das originais Convenções da Família Saraiva Leão, congregando anualmente parentes de dez Estados brasileiros, em diferentes cidades cearenses, onde se realizam palestras sobre História e Genealogia de seus antepassados, além da exposição de fotografias e documentos antigos.”

Grande pesquisador na área da Genealogia, elaborou o “Álbum genealógico das Famílias Silva Câmara e Saraiva Leão – Apontamentos genealógicos das famílias Nascimento Alarcon, Almeida e Castro e Bezerra de Menezes, todas integrante do clã a que pertencem.”

Foi chefe e diretor em várias empresas, dentre elas: Grupo Empresarial Eliseu Batista, do Escritório da Amoresa (Quixeramobim), Federação das Associações do Comércio e Indústria do Ceará – FACIC, Secretário-geral da Colônia Quixeramobim (Fortaleza). Trabalhou no Posto Agropecuário de Quixeramobim, nas organizações industriais Fortaleza Refrigerantes S/A, Departamento Municipal de Turismo da Prefeitura de Quixeramobim.

Membro da Academia Brasileira de História (SP), da Academia Cearense de Retórica, da Academia Sobralense de Estudos e Letras, do Instituto Cultural do Vale Caririense, do Lyons Clube de Quixeramobim.

Recebeu a Medalha Senador Fernandes Távora e a Medalha Comemorativa do Centenário do Instituto do Ceará.

Obras publicadas: Álbum genealógico das Famílias Silva Câmara e Saraiva Leão – Apontamentos genealógicos das famílias Nascimento Alarcon, Almeida e Castro e Bezerra de Menezes; O patriarca da família Saraiva Leão; Os antepassados da família Saraiva Leão na região do Icó e sua descendência; A família do padre Miguelino no Ceará; O Cel. Antônio Rodrigues da Silva e Sousa e o Centenário de sua morte; Uma família de tradição religiosa: Heráclito Zabulon da Silva Câmara; Algo de minha família (lado materno); Algo de minha família (lado paterno). O cardinalato no Brasil; O tricentenário da Diocese de Pernambuco; Dom Vital e a questão religiosa; Dom Macedo Costa – o modelo para o nosso Episcopado; Dom Luís dos Santos – o Apóstolo do Ceará; Dom Antônio – o eterno salesiano; A Igreja do Bonfim e o museu cívico-religioso; Cônego Antônio Pinto de Mendonça – o sacerdote e o político; Padre Dr. Antônio Elias Saraiva Leão – um sacerdote humilde; A original capela do cemitério de Quixeramobim; O centenário da vinda dos salesianos ao Brasil; O Seminário de Olinda e o seu fundador; Santa Paula Frassinetti, a vinda das Doroteias do Brasil/ O primeiro cearense elevado ao Episcopado; Fortaleza e os seus bispos; O episódio das secas e a vinda dos camelos; O centenário de Assis Bezerra; A presença de Quixeramobim no Instituto do Ceará; Cel. Gildo Furtado, um amigo da família; O sesquincentenário do Dr. Antônio Benício; A Confederação do Equador; Quixeramobim e os seus grandes vultos; Dona Guidinha do Poço; dentre outros.

Fonte: AZEVEDO, Rubens de. Os 40 da Casa do Barão.