GERALDO DA SILVA NOBRE

Categorias: Galeria de Sócios Efetivos

Geraldo da Silva Nobre nasceu na vila de Juazeiro de Baixo, no município de Morada Nova-CE, no dia 31 de agosto de 1924.

Filho João Eduardo Nobre e de Pulquéria da Silva Nobre.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 28.11.1969. Foi presidente no período de 04.03.1991 a 04.03.1995 e de 04.03.2001 a 04.03.2003.

Fez seus primeiros estudos e o ginasial em Fortaleza, no Colégio Castelo Branco. Estudou no Liceu do Ceará. Pertenceu a vários grêmios estudantis.

Formado em Administração e Finanças pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Ceará (1944). Bacharelou-se e licenciou-se em Geografia e História pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1953).

Colaborou com a revista estudantil “Jangada” e no jornal “Gazeta de Notícias”. Foi redator de “O Nordeste”.

Escreveu para os “Associados, “Correio do Ceará” e “Unitário”. Em 1950, fundou o semanário “A Fortaleza”, além de editorialista da revista “Monitor Comercial” e redator-secretário da “Revista Contemporânea”.

Foi professor de Geografia no Departamento Feminino do Liceu do Ceará, na Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Ceará e no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza.

Trabalhou no Departamento de Mobilização do Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia – SEMTA (estatístico, secretário e pagador), na Delegacia Regional do Ceará do Serviço de Alimentação de Previdência Social (tesoureiro), no Serviço de Imprensa do Governo do Estado, na Superintendência de Desenvolvimento do Ceará – SUDEC, na Delegacia Regional do Serviço Social da Indústria – SESI (secretário).

Com Rubens de Azevedo e Mauro Marques de Oliveira, fundou a Sociedade dos Amigos da Astronomia.

Foi sócio da Associação Cearense de Imprensa, do Aeroclube do Ceará, do Clube de Cinema do Ceará e presidente da Academia Cearense de Jornalismo e do Clube de Geografia e História.

Participou de inúmeras bancas examinadoras de concurso para o magistério, de congressos e seminários no Brasil.

Nas palavras de Rubens de Azevedo: “Geraldo da Silva Nobre é uma das personalidades mais fortes da intelectualidade contemporânea, pela independência e firmeza de atitudes, inabalável nas convicções e extremamente dedicado ao trabalho, salientando-se como historiador, pela pesquisa nas fontes primárias, de acordo com as quais tenta chegar a conclusões próprias.”

Faleceu em Fortaleza, no dia 26 de junho de 2005.

Obras principais: diversos artigos publicados em jornais e periódicos: Estudo sobre Antônio Cardoso de Barros (1972); História do Tribunal de Justiça do Ceará (1973); Um naturalista do Ceará – João da Silva Feijó (1978); Estudo sobre a coleção descritiva de plantas do Ceará, no Naturalista Feijó (1984); além de mais de vinte volumes sobre a História do Ceará.

Fonte: AZEVEDO, Rubens de. Os 40 da Casa do Barão.