Gisafran Nazareno Mota Jucá

Categorias: Sócios efetivos

Gisafran Nazareno Mota Jucá nasceu em Várzea Alegre-CE, no dia 20 de setembro de 1948.

Filho de Francisco José de Castro Jucá e de Adalgisa Mota Jucá.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 24.04.2000.

Pesquisador e historiador, em 1971 licenciou-se em História pela Faculdade de Filosofia do Ceará.

Doutor em Ciências na área de História Social pela Universidade de São Paulo em 1993, com a tese “Verso e reverso do Perfil Urbano do Recife e de Fortaleza, no período de 1945 a 1960”.

Mestrado em História pela Universidade do Recife (1974 a 1975), com a tese “A Implantação dos Serviços Urbanos no Recife: o caso da Companhia do Beberibe, 1838-1912”.

Teve participação em inúmeros cursos, simpósios, seminários e encontros, muitos dos quais relacionados à área da História, também ministrado diversos cursos nessa área.

Participou de várias bancas examinadoras da Universidade Federal do Ceará e de Pernambuco e da Universidade Estadual do Ceará.

Na área do magistério, foi professor do Ensino Médio e do Ensino Superior, tendo lecionado História Antiga e História do Brasil na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – PB; História Econômica Geral, Formação Econômica do Brasil I e II e História Contemporânea I e II, na Universidade Federal da Paraíba; História Antiga I, História do Brasil III e IV, Métodos e Técnicas de Investigação Histórica, História Econômica , Social e Política Geral e História Econômica, Social e Política do Brasil, na Universidade Federal do Ceará; História Econômica do Brasil, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, além de cursos de reciclagem para professores de história da Rede Oficial do 2º grau.

Na área da administração universitária, exerceu várias funções nas universidades em que trabalhou, como chefe de Departamento e coordenador de Cursos, na área da História.

Obras publicadas: A Implantação de serviços urbanos no Recife; Verso e reverso do perfil urbano de Fortaleza (2000); A oralidade dos velhos na polifonia urbana (2003); Seminário da Prainha (2014) e outros, além de inúmeros artigos públicos em revistas especializadas.

Fonte: MONTENEGRO, João Alfredo de Sousa. Revista do Instituto do Ceará. 2000. p. 365-375. Saudando Gisafran Nazareno Mota Jucá. JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. Revista do Instituto do Ceará. 2000. p. 377-384. Discurso de Posse no Instituto do Ceará.