JOSÉ AROLDO CAVALCANTE MOTA
José Aroldo Cavalcante Mota nasceu em Marruás, no município de Tauá-CE, no dia 27 de janeiro de 1933.
Filho de Ataciso Mota e de Luzia Sobreira de Oliveira.
Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse no dia 13.11.1997.
Estudou no Grupo Escolar Municipal de Boa Viagem, Ginásio Diocesano do Crato, Seminário São João de Crato, Ginásio Santa Luzia (Mossoró-RN), Colégio Cearense, São João e Liceu do Ceará.
Cursou o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército em Fortaleza e Salvador.
Foi presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), da União Nacional do Estudantes (UNE), vice-presidente do Grêmio do CPOR de Fortaleza e presidente do CPOR de Salvador.
Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito de Salvador e concluiu na Faculdade de Direito do Ceará.
Advogado reconhecido e especializado nas áreas de Direito Eleitoral, Administrativo e Constitucional.
Exerceu vários cargos no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e foi presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT – Ceará). Foi deputado estadual do Ceará por duas legislaturas.
Participou de vários congressos e ministrou várias conferências no Brasil e no exterior. Foi diretor da Revista Brasileira de Direito Eleitoral.
Recebeu a medalha Centenário Clóvis Beviláqua do Ministério da Educação e a Biblioteca do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará leva o seu nome.
Professor honoris causa da Universidade Regional do Cariri (URCA).
Membro do Instituto Jurídico Eleitoral e Histórico do Ceará, do qual foi presidente; membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral, do qual foi vice-presidente; sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.
Faleceu em Fortaleza, no dia 20 de junho de 2017.
Obras publicadas: Discursos legislativos (1968); Região metropolitana e consórcio intermunicipal (1980); Abuso do poder econômico no Direito Eleitoral (1985); O caso de Aratuba – Recursos eleitorais (1985); O Direito Eleitoral na Constituição de 1988 (1989); Direito Eleitoral comparado (1997); História Política do Ceará (5 volumes); Marruás – realidade e ficção (1994); Boa Viagem – realidade e ficção (1996).
Fonte: LINHARES, Marcelo. Saudando José Aroldo Cavalcante Mota. Revista do Instituto do Ceará, Fortaleza, p. 314-321, ano 1997.