JOSÉ TEIXEIRA DE FREITAS
José Teixeira de Freitas nasceu em Itapipoca-CE, no dia 09 de maio de 1918.
Filho de José Teixeira de Freitas e de Rosa de Jesus de Freitas.
Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 17.10.1975.
Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará e em Pedagogia.
Foi professor de diversas disciplinas, em vários estabelecimentos de ensino: História Geral e do Brasil, Ciências Naturais, Filosofia e Didática.
Fundou a Seção Cearense do Instituto Brasileiro de Filosofia, sendo seu presidente e publicando a “Revista Filosófica do Nordeste”.
Foi diretor do Instituto de Educação do Ceará; membro da Comissão Regional do Fundo Nacional do Ensino Médio; membro da comissão examinadora de vários concursos para professor; presidente do Conselho Estadual de Educação.
Foi professor de Ciências Físicas e Naturais do Ginásio Sobralense e, em Fortaleza, de História Geral no Instituto de Educação do Ceará (1939-1944); de História Geral e Ciências Físicas e Biológicas no Colégio Castelo Branco (1939-1948); de História da Filosofia da Educação, no curso normal do Colégio Lourenço Filho (1940-1950); de Pedagogia no curso especial para o magistério do município de Fortaleza e catedrático de História, na Faculdade de Filosofia do Ceará. Foi Diretor do Instituto de Educação do Ceará (1955-1960); membro da Comissão Permanente de Ensino do Colégio Militar e de diversas comissões examinadoras de concursos públicos para ingresso no magistério. Presidente do Conselho Estadual de Educação (1965-1966). Chefe dos Departamentos de Geografia, História e Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia do Ceará. Diretor da Seção Cearense do Instituto Brasileiro de Filosofia.
Medalhas e honrarias recebidas: Medalha Marechal Trompovsky e Medalha do Primeiro Centenário do Instituto do Ceará.
Faleceu em Fortaleza, no dia 08 de julho de 1994.
Obras publicadas: Fundamentos filosóficos da Pedagogia contemporânea (1954); Visão de itinerário (1961); John Dewey e a Epistemologia pragmatista (1961); O método nas Ciências Humanas (1961); O professor como causa eficiente da educação (1970); Postulados da educação democrática (1970); O sentido da cultura americana (1971); Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco (conferência).
Fonte: AZEVEDO, Rubens. Os 40 da Casa do Barão.