
LUIZ DE GONZAGA FONSECA MOTA (SÓCIO REMIDO)
Luiz de Gonzaga Fonseca Mota nasceu em Fortaleza-CE, no dia 9 de dezembro de 1942.
Filho de Fernando Cavalcanti Mota e de Maria Helena Fonseca Mota.
Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 20.06.2008. Posteriormente, passou para a categoria de sócio remido.
Fez curso secundário no Colégio Cearense do Sagrado Coração. Ingressou nas Faculdades Econômicas e Administrativas da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1964, diplomando-se em Economia no ano de 1967.
Estagiou na Superintendência do Desenvolvimento Econômico e Cultural (Sudec), lecionou no curso pré-vestibular da UFC. Foi estagiário no Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), e participou do Seminário sobre Desenvolvimento Econômico oferecido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Fez curso de aperfeiçoamento em análise econômica e elaboração e avaliação de projetos, no BNB. Pós-graduado em economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, tendo lecionado na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro.
Foi professor do Departamento de Finanças e Economia Aplicada da Universidade Federal do Ceará, do Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste (CAEN), da Faculdade de Economia do Norte e Nordeste.
Começou a trabalhar como economista no BNB, em 1971, ali permanecendo até 1979.
Secretário do Planejamento do estado do Ceará (1979), durante o governo de Virgílio Távora. Ingressou na política partidária em 1981, filiando-se ao Partido Democrático Social (PDS). Em 1982, foi eleito governador do Ceará. Depois, filiou-se ao PFL, PMDB e PTB. Foi eleito deputado federal em 1990 e se tornou vice-líder do PMDB na Câmara, foi vice-presidente da Comissão Especial de Desestatização, além de integrar a Comissão de Economia, Indústria e Comércio (1991-1994). Reeleito deputado federal em 1994. Em 2003, assumiu a suplência na Câmara dos Deputados. Desfiliou-se do PSDB em 2011, deixando a carreira política para se dedicar à literatura.
Recebeu inúmeros títulos, medalhas e comendas, dentre as quais os títulos de cidadania dos municípios de Tabuleiro do Norte, Granjeiro, Acopiara, Limoeiro do Norte, Barro, Jaguaribe, Pedra Branca, Barbalha, Boa Viagem, Mauriti, Quixeramobim, Russas, Independência, Chaval, Quixadá, Novo Oriente, Quixeré, Santa Quitéria, Itapipoca, Mulungu, Sobral, São Benedito, Trairi, Hidrolândia, Maracanaú, Maranguape, Morrinhos, Milhã, Itapajé, Capistrano, Madalena, Icó, São Benedito, Crato, Ibaretama e Jaguaribara; as medalhas Thomaz Pompeu, da Academia Cearense de Letras (1984); do Mérito Aeronáutico, no grau de grande oficial; do Pacificador; da Inconfidência, em Belo Horizonte; Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza; do Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; sócio honorário da Sociedade de Medicina Veterinária do Ceará; a Grã-Cruz dos Guararapes, do governo de Pernambuco; Grão Mestre da Ordem do Mérito Aeronáutico; Grão Mestre da Ordem Renascença do Mérito do Piauí; sócio honorário da Associação dos Ex-Deputados do Ceará; Benemérito da Polícia Militar do Ceará; Honra ao Mérito Comercial de Juazeiro do Norte (1984); Destaque Profissional do Instituto Brasileiro de Expansão Cultural (1984); Sócio Benemérito do Centro Médico Cearense. Doutor honoris causa, da Universidade Estadual do Ceará (2007) e da Universidade Vale do Acaraú (2007) e professor honoris causa da Universidade Regional do Cariri (2005).
Obras publicadas: Noções sobre taxa de crescimento (1971); Noções sobre balanço de pagamentos (1974); Exercícios de moedas e bancos (1975); Introdução à análise monetária (1979); Nordeste: Desafio nacional (2002); Questão social brasileira (2002); Desenvolvimento da América Latina (2005); Textos para reflexão (2010); Ao vento: poemas (2011); Amor e dor (poemas) (2012); Sonhos (poemas) (2013); Ondas agitadas (poemas) (2014); Pensamentos sobre a vida (2016); Textos escolhidos (crônicas); Poemas no tempo (2017)
Fonte: LEITE, Pedro Sisnando. Revista do Instituto do Ceará. 2008. p. 267-271. Saudação ao novo sócio efetivo do Instituto do Ceará Luiz de Gonzaga Fonseca Mota. MOTA, Luiz de Gonzaga Fonseca. Revista do Instituto do Ceará. 2008. p. 273-276. Discurso de posse como sócio efetivo do Instituto do Ceará.
Verônica Veloso/Gisela Moura/Luciana Pinheiro. FGV CPDOC. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/luis-de-gonzaga-fonseca-mota. Acesso em: 03.03.2022 às 16h:03.