ALBA VALDEZ (MARIA RODRIGUES PEIXE)
Maria Rodrigues Peixe, que adotou o pseudônimo de Alba Valdez, nasceu no sítio Espírito Santo, Vila de São Francisco de Uruburetama, Itapajé-CE, no dia 12 de dezembro de 1874.
Filha de João Rodrigues Peixe e de Isabel Alves Rodrigues.
Sócia efetiva do Instituto do Ceará, tomou posse em 10.05.1936.
Diplomou-se na Escola Normal do Ceará, em 1889, dedicando sua vida ao magistério e aos estudos literários.
Fez parte do Centro Literário, da Boêmia Literária, da Iracema Literária, da Ala Feminina da casa de Juvenal Galeno e da Liga Feminista Cearense, a primeira agremiação de mulheres no gênero no Ceará, da qual foi presidente.
Jornalista, colaborou com jornais e revistas de Fortaleza e de outras cidades, dentre os quais: Revista da Academia Cearense de Letras; Revista do Ceará; “Panóplia”; “Diário do Ceará”; “Correio do Ceará”; “A Tribuna”; “A Razão”; “Unitário”; “O Nordeste”; “Jornal do Commercio”; “Diário do Recife”; “Iris” (Porto Alegre”; “O Lyrio” (Recife).
Em dezembro de 1901, publicou uma serie de contos enfeixados em um livro sob o título Em sonho, sendo alguns capítulos traduzidos para o sueco, pelo Dr. Goron Bjorkman e publicados no lllustreradt Hwad Nytt, de Stokolmo.
Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Cearense de Letras, no ano de 1922.
Faleceu em Fortaleza, no dia 5 de fevereiro de 1962.
Obras principais: Em sonho (1901); Dias de luz (1906);
Fonte: STUDART, Guilherme. Dicionário biobibliográfico cearense. MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894. NOBRE, F. Silva. 1001 Cearenses ilustres. AMORA, Manoel Albano. A Academia Cearense de Letras. Síntese Histórica. CASTRO, Carla. Resquícios de memória: dicionário biobibliográfico de escritoras e ilustres cearenses do século XIX. http://bndigital.bn.gov.br/dossies/periodicos-literatura/personagens-periodicos-literatura/alba-valdez/