MELQUÍADES PINTO PAIVA

Categorias: Galeria de Sócios Efetivos

Melquíades Pinto Paiva nasceu na cidade de Lavras da Mangabeira-CE, no dia 06 de março de 1930.

Filho de José Rodrigues Tavares Paiva e de Creusa Pinto Paiva.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 04.12.1974.

Realizou seus estudos primários em Lavras da Mangabeira. Em Fortaleza, estudou no Colégio 7 de Setembro. Fez o curso ginasial no Colégio Estadual do Ceará, Ginásio Diocesano do Crato  no Ginásio Salesiano Padre Rolim, em Cajazeiras.

Formou-se engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Ceará. Doutor em Ciências pelo Instituto de Biociência da Universidade Federal de São Paulo. Desenvolveu atividades de pesquisa no Laboratório de Ciências do Mar, por dezesseis anos. Foi o primeiro chefe do Departamento de Engenharia e Pesca, diante de sua contribuição para a implantação do Curso de Engenharia de Pesca da UFC.

Foi diretor da Subestação Experimental de Fordlândia; professor de História Natural do Colégio Estadual do Ceará e da Escola de Agronomia do Ceará; professor da Universidade Federal do Ceará; diretor de Produção da Ceará Pesca S/A/; engenheiro das Centrais Elétricas Brasileiras – ELETROBRÁS; assessor especial do Ministro das Minas e Energia; membro do “Scientific Expert Group of Walter Resources Development”, a convite da ONU.

Fez várias viagens de estudo no Brasil e no exterior. Participou de várias bancas examinadoras de concursos para seleção de professores. Possui vasta produção técnica e científica nos campos da Biologia, Pisicultura, Ecologia, Pesca, dentre outros, publicada em revistas especializadas nacionais e internacionais.

Foi membro titular da Academia Cearense de Ciências e da Academia de Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro.

Medalhas e honrarias recebidas: Doutor honoris causa da Universidade Estadual do Ceará, Medalha Amigo da Marinha, Medalha Presidente Castelo Branco, Cidadão Honorário de Fortaleza, Medalha do Mérito Científico da Universidade Federal do Ceará.

Faleceu em Fortaleza, no dia 16 de novembro de 2021.

Obras publicadas: Cangaço – uma ampla bibliografia comentada; Ecologia do Cangaço; Administração Pesqueira no Brasil; Conservação da fauna brasileira; Alguns ilustres naturalistas no Brasil (Século XIX); Fundamentos da Administração Pesqueira; As represas e os peixes nativos do Rio Grande; Trabalhos esparsos, agora reunidos e Instituições de Pesquisas Marinhas no Brasil.

Fonte: AZEVEDO, Rubens de. Os 40 da Casa do Barão.