
Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)
Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) nasceu em Fortaleza-CE, no dia 15 de maio de 1934.
Filho de Otacílio Ferreira de Azevedo e de Tereza Almeida de Azevedo.
Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 21 de outubro de 1991.
Jornalista, historiador, desenhista e pesquisador da música popular brasileira.
Tem um dos melhores e mais completos arquivos sobre a cidade de Fortaleza.
Foi desenhista técnico do DNOCS, transferido para a Rádio Universitária FM da Universidade Federal do Ceará, e colaborador dos jornais “Tribuna do Ceará”, “Correio do Ceará” e “O Povo”.
Fundou o Museu Fonográfico, para preservação da memória artística do Ceará e tem um dos melhores e mais completos arquivos sobre a cidade de Fortaleza e de outros municípios do Ceará. O arquivo Nirez é formado por rico acervo bibliográfico, arquivístico e museológico, reunindo livros, revistas, fotos, rótulos, slides, equipamentos antigos, discos (inclusive de cera e de vinil), etc.
Por seu trabalho, recebeu inúmeras homenagens e reconhecimentos, dentre os quais: a Medalha do Mérito Cultural da Fundação Joaquim Nabuco (Recife – PE), em 1982; o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1994, e o Troféu Sereia de Ouro, do Grupo Edson Queiroz, em 1994.
É membro efetivo da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo; Diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará.
Obras publicadas: Discografia Brasileira nº 1; Fortaleza de Ontem e de Hoje (1991); Cronologia Ilustrada de Fortaleza (2001) e O Balanceio de Lauro Maia (2004).