
Osmar Maia Diógenes
Osmar Maia Diógenes nasceu em Fortaleza-CE, no dia 11 de agosto de 1932.
Filho de Osmar Peixoto Diógenes e de Maria Zeli Maia Diógenes.
Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 23.08.2013. Exerceu interinamente a presidência, na condição de primeiro vice-presidente, na Diretoria 2019-2021.
Estudou no Colégio Castelo, 7 de setembro e no Liceu do Ceará, com licenciatura em Filosofia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, com curso de Didática na Universidade do Estado da Guanabara e de Administração Financeira na Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Rio de Janeiro. Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista, realizou curso de extensão em História Política do Ceará e em Museologia pela UNIFOR.
Exerceu o magistério, como professor de História da Filosofia.
Na liderança do movimento estudantil, foi vice-presidente do Centro Liceal de Educação e Cultura – CLEC; diretor do Centro Estudantil Cearense; presidente do Centro Acadêmico Santo Tomaz de Aquino (Faculdade Católica); vice-presidente da União Metropolitana de Estudantes. Participou do Teatro do Estudante e do Teatro Escola do Ceará.
Foi funcionário do Banco do Brasil e presidiu a Financeira do Banco do Estado do Ceará – BEC.
Elegeu-se deputado estadual em quatro legislaturas.
Presidiu o Instituto de Previdência do Município – IPM e instalou a FUNEFOR, atual IMPARH.
Foi redator dos jornais “O Estado” e “Tribuna do Ceará”.
Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas da Assembleia Legislativa – INESP. Instalou e preside o Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará. Conselheiro do Lar Torres de Melo.
Como líder maçom ocupou por duas vezes a função de Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil.
É facilitador do Grupo Espírita Paulo e Estevão e do Curso de Doutrina Espírita no Ceará e em outros Estados.
Foi associado efetivo da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (Cadeira nº 09 – Patrono José de Alencar), passando para o Quadro de Sócios Honorários da AMLEF.
Obras publicadas: Presidentes do Poder Legislativo do Ceará – Memorial Deputado Pontes Neto – Assembleia Legislativa do Ceará (1998); Os Constituintes de 1947 – Memorial Deputado Pontes Neto – Assembleia Legislativa do Ceará (2002); Os Clérigos Católicos na Assembleia Provincial do Ceará (1834-1889) – Memorial Deputado Pontes Neto – Assembleia Legislativa do Ceará (2008); Poder Legislativo do Estado – Mesas Diretoras – Memorial Deputado Pontes Neto – Assembleia Legislativa do Ceará (2008); Mulheres no Parlamento Cearense – Memorial Deputado Pontes Neto – Assembleia Legislativa do Ceará (2ª ed. 2015); Governadores do Ceará – Registros Biográficos – Memorial Deputado Pontes Neto – Assembleia Legislativa do Ceará (2017); Vice-Governadores do Ceará – Registro Biográficos 1947-2018 – Memorial Deputado Pontes Neto – Assembleia Legislativa do Ceará (2018); Deputados Estaduais – Legislatura 1951-1954 até Legislatura 2019-2022 – Memorial Deputado Pontes Neto – Assembleia Legislativa do Ceará; Os partidos políticos no Brasil (1976); Asilo de mendicidade – Memória histórica (1997); Jesus de Nazaré – Uma história de amor (2004); Instituto do Ceará (Histórico Geográfico e Antropológico – Solenidade de posse de Osmar Maia Diógenes (2013); Vidaversos (2017); Cronografia do Ceará – social, política e legislativa (2021).
Fonte: BEZERRA, José Augusto. Revista do Instituto do Ceará. 2013, p. 323-327. Discurso de saudação ao sócio Osmar Maia Diógenes. DIÓGENES, Osmar Maia. Revista do Instituto do Ceará. 2013, p. 329-339. Discurso de posse como sócio efetivo do Instituto do Ceará.