PEDRO ALBERTO DE OLIVEIRA SILVA
Pedro Alberto de Oliveira Silva nasceu em Fortaleza-CE, no dia 24 de julho de 1937.
Filho de Antônio Alberto da Silva e de Rita de Oliveira Silva.
Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 04.12.1974.
Fez seus estudos primários na Escola Padre Anchieta, e o restante do primário e do ginasial, no Ginásio 7 de Setembro. Cursou o científico no Liceu do Ceará.
Em 1958, concluiu o Curso de Intendência do CPOR – Curso Preparatório de Oficiais de Reserva. Bacharelou-se em História pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, no ano de 1961, licenciando-se no ano de 1962.
Ingressou na Universidade Federal do Ceará no ano de 1966, exercendo suas atividades no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, bem como no Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia.
No Instituto do Ceará, colaborou de forma intensa, destacando-se sua atuação na Direção da Biblioteca e Arquivo e na Comissão de História da Revista do Instituto do Ceará.
Fez curso de Mestrado em História na Universidade Federal de Pernambuco (1976).
Lecionou em várias instituições, dentre elas: Ginásio Capistrano de Abreu, Escola Técnica de Comércio do Ceará, Colégio Lourenço Filho, Colégio Estadual do Ceará, Colégio Militar de Fortaleza e Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
Na época em que o Historiador Raimundo Girão era Secretário de Cultura do Ceará, Pedro Alberto de Oliveira e Silva foi Diretor da Divisão de Atividades Científicas.
O professor Pedro Alberto presidiu inúmeras bancas examinadoras de concursos públicos e de vestibulares. Além disso, foi dedicado pesquisador, coordenando uma pesquisa para uma “História Política do Ceará – Período Republicano até 1954”, um convênio entre o Banco do Nordeste do Brasil/Fundação Cearense de Pesquisa Cultural/Instituto do Ceará.
Faleceu em Fortaleza, no dia 04 de fevereiro de 2021.
Obras publicadas: Índice dos Documentos da Coleção Studart (publicados nas Revistas do Instituto do Ceará); A Escrita e a História (1973); As Origens da Escravidão no Ceará (Revistas do Instituto do Ceará); Pequena História da Telefonia no Ceará (1982); A Escravidão do Ceará na Primeira Metade do Século XIX; A Escravidão no Ceará: O Trabalho Escravo e a Abolição (1986).
Fonte: AZEVEDO, Rubens de. Os 40 da Casa do Barão.