Pedro Sisnando Leite

Categorias: Sócios efetivos

Pedro Sisnando Leite nasceu em Santana do Cariri-CE, no dia 13 de maio de 1933.

Filho de Álvaro Sisnando Leite e Antônia Guef Sisnando.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 23.10.1997.

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Rural no Instituto Waitz de Estudos Rural-Urbanos de Rehovot (Israel).

Professor titular de Teoria do Desenvolvimento Econômico do CAEN/UFC, tendo lecionado Teoria Econômica, por mais de dez anos, nos cursos de Mestrado (Faculdade de Economia) e de Economia Rural, no Centro de Ciências Agrárias.

Foi chefe do Setor de Estatística e Divisão de Estudos Agrícolas do Banco do Nordeste do Brasil (ETENE). Foi bolsista pesquisador do CNPq por vários anos.

Ocupou a função de pró-reitor de Planejamento (UFC), nos reitorados do professor Anchieta Esmeraldo Barreto e Antônio de Albuquerque Sousa Filho.

Por muitos anos, vem dedicando sua vida acadêmica e profissional ao estudo dos fenômenos que possibilitam ou bloqueiam o desenvolvimento econômico e ao diagnóstico das causas da pobreza.

Foi bolsista de organizações internacionais em mais de vinte países, em treinamentos ou missões de estudos. Colaborou, como consultor voluntário, no Projeto de Combate à Pobreza do Estado, com o grupo de professores da Universidade de Ben Gurion (Israel), até dezembro de 2006.

Foi Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (1995-2002).

É membro da Academia Cearense de Ciências e da Academia de Ciências Sociais.

Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural e membro da Sociedade Internacional de Economia Rural. Conferencista convidado de inúmeros encontros internacionais.

Obras publicadas:: Em busca do desenvolvimento rural do Ceará (2006); A luta pelo desenvolvimento regional e rural no mundo (2006); Fundamentos de Economia – Teoria, Prática e Políticas (2009); Ação frente à pobreza rural do Nordeste – Startup Social (2013); A agricultura do Nordeste; Subdesenvolvimento e desenvolvimento do Nordeste; Desenvolvimento harmônico do espaço rural; Retrospecto e perspectivas da população e da renda no Nordeste; Combatendo a pobreza rural; Questões econômicas e acadêmicas; A tragédia do Orós: Documento histórico; Devoção à santa face de Jesus; A trava do desenvolvimento econômico; Aspectos da Agricultura do Nordeste; Escandinávia: modelo de desenvolvimento, democracia e bem-estar; O grande novo Nordeste de Virgílio Távora – organizador (2017); Temas para definição dos novos caminhos para o Nordeste (e-book) (2020) e outros.