RAIMUNDO ELMO DE PAULA VASCONCELOS
Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos nasceu em Sobral-CE, no dia 20 de junho de 1934.
Filho de Eudes Carneiro Vasconcelos e de Maria Oscar de Paula Vasconcelos.
Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 25.10.2000. Posteriormente, passou para a categoria de sócio remido.
Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia do Ceará, em 1967.
Foi professor adjunto, depois, titular, da Universidade Estadual do Ceará, bem como professor auxiliar da Universidade Federal do Ceará.
Participou de várias bancas examinadoras de vestibular e de concurso para docentes da UECE.
Foi chefe do Núcleo de Pesquisa Histórica da UECE, presidente da Associação dos Professores Estatutários do Estado do Ceará e chefe do Departamento de História da UECE.
Membro da Sociedade Cearense de Geografia e História (presidente), sócio amigo do Instituto do Ceará, diretor da Associação dos Professores do Ensino Superior, conselheiro do Patrimônio Histórico do Município de Fortaleza.
Segundo o Professor Caio Lóssio Botelho, autor da saudação de boas-vindas na solenidade de posse de Elmo Vasconcelos no Instituto do Ceará, “sua produção científica tem sido um reflexo da sua cultura humanística. Seus trabalhos estudam o homem não só na sua existência, na sua essência e até mesmo na transcendência, onde ele procura fazer uma análise do ser humano e sua organização social, ressaltando os fundamentos da organização moral, com destaque de que por detrás do ser que existe, do ser existencial, está a sua essência.”
Faleceu em Fortaleza, no dia 29 de janeiro de 2022.
Obras publicadas: 1914 – Uma encruzilhada da história (2004); e Os duzentos anos da vinda da Família Real para o Brasil (1808-1821) (2008) (artigos publicados na Revista do Instituto do Ceará).
Fonte: BOTELHO, Caio Lóssio. Saudação ao Prof. Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos. Revista do Instituto do Ceará. Fortaleza, p. 385 – 390, ano 2000.