RAIMUNDO TELES PINHEIRO

Categorias: Galeria de Sócios Efetivos

Raimundo Teles Pinheiro nasceu no Crato-CE, no dia 20 de março de 1908.

Filho de Cícero Pinheiro Bezerra de Menezes e de Tereza de Jesus Teles.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 04.07.1974.

Fez os estudos em escolas públicas e no Ginásio Diocesano, ingressando no Colégio Militar em 1922, onde permaneceu até o ano de 1928.

Foi Aspirante a Oficial do Exército, no Realengo, em 1932. Foi General de Divisão do Exército e Diretor de Ensino do CPOR, em  Fortaleza, da Escola Preparatória de Cadetes de Fortaleza e do Colégio Militar do Ceará. Após reformado, foi presidente e fundador da Codargo e presidente do Conselho Consultivo do Seproce.

Fez vários cursos: de Aperfeiçoamento de Oficiais, Curso da Escola de Comando de Estado Maior do Exército e The Infantary School de Fort Benning, na Geórgia (EUA), além de Estágio em Fort Jackson, na Carolina do Sul (EUA).

Historiador e genealogista, fundador e foi membro efetivo do Instituto Cultural do Cariri.

Condecorações recebidas: Comendador da Ordem do Mérito Militar, Medalhas de Prata e Ouro de Tempo de Serviço; Medalha do Pacificador, Medalha de Guerra.

Faleceu em Fortaleza, no dia 13 de novembro de 1987.

Obras publicadas: A heroína e os bravos (1959); Esboço histórico do Crato (1959); Estudos histórico-militar e outros (1977); Os Bezerra de Menezes (Genealogia, estudos em colaboração com Eduardo Bezerra Neto e Vinícius Barros Leal) (1982); Retalhos genealógicos e outros retalhos (1983); Fiapos… (Memórias) (1985).

Fonte: AZEVEDO, Rubens de. Os 40 da Casa do Barão.