TÁCITO THEÓPHILO GASPAR DE OLIVEIRA
Tácito Theóphilo Gaspar de Oliveira nasceu em Fortaleza-CE, no dia 12 de janeiro de 1914.
Filho de José Theóphilo Gaspar de Oliveira e de Alice Teixeira Theophilo Gaspar de Oliveira.
Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 23.04.1981. Foi presidente nos períodos de 04.03.1983 a 04.03.1985 e de 04.03.1995 a 04.03.1997.
Fez os primeiros estudos no Colégio Nogueira, depois, o Curso Preparatório no Colégio Militar de Fortaleza. Aspirante a Oficial em 1934. Fez cursos no Colégio Militar de Fortaleza, Escola Militar do Realengo, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Comando do Estado-Maior do Exército, Escola de Guerra Naval e Escola Superior de Guerra.
Por merecimento, foi Major (1951), Tenente-Coronel (1955), Coronel (1961), General-de-Brigada (1966), General de Divisão (1972), General do Exército (1976). Participou da campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial e da Força Interamericana de Paz na República Dominicana (1965-1966). Vice-chefe do Departamento Geral do Exército.
General do Exército, comandou unidades no Rio Grande do Sul, São Paulo e Fortaleza (10a. Região Militar). Foi, ainda, Ministro de Estado e Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.
Foi superintendente da SUDENE e membro do grupo de revisão dos Aspectos Históricos das Monografias Básicas da Comissão de História do Exército e do Instituto de História e Geografia Militar do Brasil.
Colaborou com as revistas “Defesa Nacional” e “Revista Militar Brasileira” (RJ); na edição da História do Exército Brasileiro. Publicou estudos sobre Caxias, Sampaio, Tibúrcio, Conde D’Eu, Independência, Guerra da Independência no Piauí e Maranhão, Colonização do Ceará, II Guerra Mundial, Campanha da FEB, etc.
Medalhas e honrarias: Medalha de Guerra (1945); Grã-Cruz da Ordem do Mérito das Forças Armadas; Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco; Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho; Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Brasília; Grã-Cruz da Ordem Estrela do Acre; Grande Oficial do Mérito Naval; Grande Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico; Medalha da Campanha Força Expedicionária Brasileira; Medalha do Pacificador; Medalha do Mérito Tamandaré; Medalha do Mérito Santos Dumont; Medalha da Abolição (Governo do Ceará); Medalha Pernambucana do Mérito; Mérito Mauá; Bronze Star Medal (EUA); Army Comendation Medal (EUA); Medalha Abdon Calderón (Equador); Gran Estrella al Mérito Militar (Chile); Medalha ao Mérito da FIP (OEA).
Faleceu em Fortaleza, no dia 30 de agosto de 2011.
Obras publicadas: palestras/conferências: Datas e heróis da Guerra do Paraguai; Luís Alves de Lima e Silva; O Conde D’Eu; A tomada de Monte Castelo; Napoleão e a História – A defesa nacional; Patton – A defesa nacional; Paz ou guerra – A defesa nacional; Coreia – A defesa nacional; Defeitos das armas atômicas; Projeteis teleguiados; A importância da cooperação do povo na organização e manutenção do Exército; O catolicismo nos Estados Unidos; Brasília – A nova Capital; Brigadeiro Antônio de Sampaio – Alocução no túmulo do Gen. Sampaio; Comemoração da tomada de Monte Castelo; Sudene; A História do Exército Brasileiro; Abolição – Um ato de fé!; Independência do Brasil; Martim Soares Moreno, o capitão do Ceará.
Fonte: AZEVEDO, Rubens. Os 40 da Casa do Barão. NOBRE, F. Silva. 1001 Cearenses Notáveis.