WALDERY MAGALHÃES UCHOA

Categorias: Galeria de Sócios Efetivos

Waldery Magalhães Uchoa nasceu em Canindé-CE, no dia 16 de agosto de 1917.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 20.03.1957.

Foi nomeado professor primário em 1937 e servidor do Departamento Estadual de Estatística (1939). No IBGE, ocupou o cargo de assistente técnico da Inspetoria Estadual de Estatística, a partir de 1944. Eleito deputado estadual constituinte (1947), concluiu o mandato na legislatura ordinária.

Catedrático de História Econômica do Brasil, da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Ceará e da disciplina de Estatística, da Escola de Administração do Ceará; livre-docente de Estatística Metodológica, da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Ceará.

Contribuiu com artigos sobre literatura, história, economia e estatística em jornais e revistas, dentre as quais: Revista Contemporânea; Valor; Monitor Comercial; Unitário; Correio do Ceará; Gazeta de Notícias; O Estado e O Povo. Fundou a Revista Contemporânea e dirigiu a revista Ceará Econômico e Estatístico.

Foi membro do Conselho Estadual de Economia; da Associação Cearense de Imprensa; da Associação Cearense dos Municípios; do Clube de Literatura e Arte; da Ala Moça da Casa Juvenal Galeno; da Associação Brasileira de Estatística; do Centro Econômico Geográfico e Estatístico do Ceará; do Instituto do Nordeste; do Instituto Cultural do Cariri e da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Ceará.

Faleceu em Fortaleza, no dia 21 de outubro de 1964.

Obras publicadas: Aspectos da Economia Cearense (1939); Organização religiosa (1940); Plano da organização estatística municipal (1940); Organogramas para a estatística militar (1942); Fortaleza na sua expressão geográfica, histórica e estatística (1946); Discursos (1949); Anuário do Ceará (em diversas edições); Alguns princípios para um bom governo municipal; Homens que engrandecem o Brasil.

Fonte: BRAGA, Renato. Saudação a Waldery Uchoa. Revista do Instituto do Ceará. Fortaleza, vol. 71, p. 190 -191, ano 1957.